sábado, 30 de outubro de 2010

A Sexualidade do Pastor! Capítulo dois

O Padrão Sexual do Pastor

Será que o pastor tem um padrão de sexualidade? Será que há um modelo ideal, ou mesmo cristão de sexualidade pastoral? Será que existe uma espécie de “cama-sutra” espiritual? Eu creio que sim, pois na bíblia encontramos este padrão de sexualidade. Todos nós sabemos que a bíblia é nosso manual de Fé e pratica, a bíblia é nosso manual de sobrevivência, ela é o manual do proprietário, para que a máquina humana funcione direito! Erroneamente pensamos que a bíblia trata apenas de assuntos espirituais, nós a usamos para preparar nossos sermões, basearmos nossas doutrinas, montar nossas liturgias, e dar suporte a nossos aconselhamentos. As Escrituras falam de tudo que diz respeito ao Criador e suas criaturas. Ela fala abertamente de sexo, tanto no Velho Testamento quanto no Novo, encontramos testos maravilhosos sobre sexualidade. Obviamente não lemos nas Escrituras palavras como: Pênis, vagina, relação sexual etc. Isto apenas é um problema de tradução, por exemplo: Embora o Novo Testamento tenha sido produzido originalmente numa linguagem popular o conhecido “coiné” sua tradução foi feita num português clássico. Estas palavras são trocadas por vocábulos diferentes, são sinônimos, mais suaves, resultado de nosso “tabu” e também de nosso moralismo. Relações sexuais são traduzidas por “conheceu” ou “coabitou” ou mesmo “foi pra tenda”. Órgãos genitais são conhecidos como “entranhas” ou “por baixo da coxa” etc.

Dos sessenta e seis livros das Escrituras, um foi separado, para falar exclusivamente sobre sexo: “Cântico dos Cânticos” É um livro que conta um romance e casamento de um homem e uma mulher na manifestação aberta e direta da sexualidade, é claro que a linguagem é poética, dificultando para nós a compreensão de suas figuras e seus simbolismos. Comparar sua linda esposa as éguas de Faraó, não é muito romântico para nossa cultura ocidental! Para mim o padrão de sexualidade pastoral está neste livro, ao estudarmos Cantares de Salomão, teremos um ideal bíblico de sexualidade para os pastores. Ali nós encontramos a descrição de um amor físico e espiritual, de um homem de Deus com sua esposa! Sabemos que foi Salomão seu escritor e poeta, mas, sabemos também que o autor foi inspirado pelo Espírito Santo para descrever o modelo santo de sexualidade. Creio que a sexualidade pastoral deve ser igual a que esta descrita neste livro, nem mais, nem menos. Cantares descreve o sexo como se o casal não tivesse passado pela “queda”, nem suas conseqüências.

A sexualidade descrita neste livro é de uma beleza, de uma pureza, que só podemos concluir que é totalmente cristã, é como se aquele casal tivesse conhecido Cristo, se convertido e consagrado seus corpos e sua sexualidade a Deus. Posso dizer com toda convicção que “Salomão e Sulamita” segundo o livro de Cantares, é um casal modelo de sexualidade para todos nós pastores e líderes. Tenho colocado em nossa vida matrimonial um alvo de excelência de sexualidade semelhante à de Cântico dos Cânticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário